Cirurgia para dor: é tão frequente assim?
- 30 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Uma das grandes preocupações de quem procura tratamentos para sua Dor é a de uma cirurgia aparecer no horizonte, como uma opção de tratamento. Afinal de contas, ninguém realmente deseja ser submetido a um procedimento cirúrgico. De que forma, então, podemos lidar com essa possibilidade?
A grande vantagem de se consultar com um especialista em tratamento da Dor é justamente a certeza de que só será submetido a algum procedimento invasivo quando estritamente necessário. Quando avalio um caso de um paciente, sempre levo em conta todas as possibilidades para melhorar as suas dores e sua qualidade de vida: medicação, acompanhamento com outros profissionais de saúde física e mental, exercícios físicos...
Reservamos então a realização de procedimentos cirúrgicos apenas em caso de falha dos tratamentos ditos "conservadores", que são aqueles que eu acabei de listar ali em cima. Ainda assim, dentro do universo de procedimentos para tratamento da dor, sempre vamos preferir os menos invasivos.
Para que vou fazer uma cirurgia grande, com cortes e grande trauma físico, se posso tratar a mesma dor com a aplicação de medicação no lugar certo e na dose certa, usando uma agulha guiada por raio-x?
Respondendo então a pergunta do título, a cirurgia para tratamento da dor na verdade é muito infrequente. É rara, reservada aos casos de mais difícil tratamento! Se restarem dúvidas, converse com um médico da Dor, peça uma segunda opinião, busque o máximo de informações possíveis. Nada mais importante no tratamento que você estar bem informado das opções a seu dispor.
Gostou? Deixe seu comentário ou dúvida abaixo!





Comentários